PROJETO VOLTA ÀS AULAS ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA PROFESSORAS: ALINE PIRES COUTO E NATIELE BONES ITINERANTE: CRISTIANE FERNANDES. PROJETO "ADAPTAÇÃO" TEMA: VOLTA ÀS AULAS. PÚBLICO ALVO Crianças de 04 a 05 anos de idade / Pré-A. DURAÇÃO 23/02/16 a 11/03/16 TURNO Manhã. JUSTIFICATIVA O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual. Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar. A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia. OBJETIVOS: Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente; fazer com que a criança se adapte nesse novo mundo que se inicia a educação infantil através de uma rotina organizada. Favorecendo a ela momentos prazerosos, educativo e de tranquilidade. Desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola; Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança; Destacar pontos importantes de socialização; Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: · Integrar a criança com o meio; · Oportunizar a criança, a vivência de situações que a favorecem o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência; · Reconhecer seu nome; · Conhecer as dependências da escola; · Adotar hábitos higiênicos; · Adotar hábitos de segurança, em relação a si próprio e a seus amigos; Ex. quando sobe e desce escada, quando brinca no recreio e na sala. · Elaboração oral e coletiva de regras de convivência; · Reconhecer e utilizar adequadamente: dependências da escola, refeitório, banheiro etc; · Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina; · Adaptar se a rotina da escola; · Conscientizar a importância dos cuidados de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. CONTEÚDOS: · Eu (nome e idade). · Coordenação motora ampla e fina; · Discriminação auditiva; · Discriminação visual; · Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas); · Histórias e contos; · Memorização; · Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã; · Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória); · Nomear iguais e diferentes; · Regras de convivência; · Escola (ambiente/colegas); · Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro); · Esquema corporal; · Ritmo e dança; · Artes plásticas; · Mosquito Aedes Aegypti. METODOLOGIA: · Conversas, relatos de vivências (rodinha); · Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas; · Confecção de crachás; · Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes; · Cartaz das regras de convivência; · Pseudoleitura das regras de convivência. · Chamada viva; · Passeio pela escola para conhecer; · Pintura, recortes e colagens; · Desenho livre; · Traçados, alinhavos e modelagem; · Músicas – exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal); · Historinhas. · Apresentação do mosquito Aedes Aegypti confeccionado com sucata. · Produção de cartazes coletivos sobre Aedes Aegypti. · Confecção de máscaras, “mosquitinhos” de sucata, bandeirinhas “abaixo a dengue” “abaixo a ZIKA”! CULMINÂNCIA: exposição de trabalhos no mercado Popular 11/03/16. AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO VOLTA ÀS AULAS

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
PROFESSORAS: ALINE PIRES COUTO E NATIELE BONES
ITINERANTE: CRISTIANE FERNANDES.
PROJETO "ADAPTAÇÃO"
TEMA: VOLTA ÀS AULAS.
PÚBLICO ALVO
Crianças de 04 a 05 anos de idade / Pré-A.
DURAÇÃO
23/02/16 a 11/03/16
TURNO
Manhã.
JUSTIFICATIVA
O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia.
OBJETIVOS:
Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente; fazer com que a criança se adapte nesse novo mundo que se inicia a educação infantil através de uma rotina organizada. Favorecendo a ela momentos prazerosos, educativo e de tranquilidade. 
  •     Desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola;
  •     Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança;
  •     Destacar pontos importantes de socialização;
  •     Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Integrar a criança com o meio;
·         Oportunizar a criança, a vivência de situações que a favorecem o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência;
·         Reconhecer seu nome;
·         Conhecer as dependências da escola;
·         Adotar hábitos higiênicos;
·         Adotar hábitos de segurança, em relação a si próprio e a seus amigos; Ex. quando sobe e desce escada, quando brinca no recreio e na sala.
·         Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;
·         Reconhecer e utilizar adequadamente: dependências da escola, refeitório, banheiro etc;
·         Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
·         Adaptar se a rotina da escola;
·         Conscientizar a importância dos cuidados de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.  
CONTEÚDOS:
·         Eu (nome e idade).
·         Coordenação motora ampla e fina;
·         Discriminação auditiva;
·         Discriminação visual;
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
·         Histórias e contos;
·         Memorização;
·         Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã;
·         Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
·         Nomear iguais e diferentes;
·         Regras de convivência;
·         Escola (ambiente/colegas);
·         Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro);
·         Esquema corporal;
·         Ritmo e dança;
·         Artes plásticas;
·         Mosquito Aedes Aegypti.
METODOLOGIA:
·         Conversas, relatos de vivências (rodinha);
·         Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
·         Confecção de crachás;
·         Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
·         Cartaz das regras de convivência;
·         Pseudoleitura das regras de convivência.
·         Chamada viva;
·         Passeio pela escola para conhecer;
·         Pintura, recortes e colagens;
·         Desenho livre;
·         Traçados, alinhavos e modelagem;
·         Músicas – exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal);
·         Historinhas.
·         Apresentação do mosquito Aedes Aegypti confeccionado com sucata.
·         Produção de cartazes coletivos sobre Aedes Aegypti.
·         Confecção de máscaras, “mosquitinhos” de sucata, bandeirinhas “abaixo a dengue” “abaixo a ZIKA”!
CULMINÂNCIA: exposição de trabalhos no mercado Popular 11/03/16.
AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

PROJETO VOLTA ÀS AULAS

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
PROFESSORAS: ALINE PIRES COUTO E NATIELE BONES
ITINERANTE: CRISTIANE FERNANDES.
PROJETO "ADAPTAÇÃO"
TEMA: VOLTA ÀS AULAS.
PÚBLICO ALVO
Crianças de 04 a 05 anos de idade / Pré-A.
DURAÇÃO
23/02/16 a 11/03/16
TURNO
Manhã.
JUSTIFICATIVA
O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia.
OBJETIVOS:
Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente; fazer com que a criança se adapte nesse novo mundo que se inicia a educação infantil através de uma rotina organizada. Favorecendo a ela momentos prazerosos, educativo e de tranquilidade. 
  •     Desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola;
  •     Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança;
  •     Destacar pontos importantes de socialização;
  •     Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Integrar a criança com o meio;
·         Oportunizar a criança, a vivência de situações que a favorecem o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência;
·         Reconhecer seu nome;
·         Conhecer as dependências da escola;
·         Adotar hábitos higiênicos;
·         Adotar hábitos de segurança, em relação a si próprio e a seus amigos; Ex. quando sobe e desce escada, quando brinca no recreio e na sala.
·         Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;
·         Reconhecer e utilizar adequadamente: dependências da escola, refeitório, banheiro etc;
·         Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
·         Adaptar se a rotina da escola;
·         Conscientizar a importância dos cuidados de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.  
CONTEÚDOS:
·         Eu (nome e idade).
·         Coordenação motora ampla e fina;
·         Discriminação auditiva;
·         Discriminação visual;
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
·         Histórias e contos;
·         Memorização;
·         Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã;
·         Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
·         Nomear iguais e diferentes;
·         Regras de convivência;
·         Escola (ambiente/colegas);
·         Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro);
·         Esquema corporal;
·         Ritmo e dança;
·         Artes plásticas;
·         Mosquito Aedes Aegypti.
METODOLOGIA:
·         Conversas, relatos de vivências (rodinha);
·         Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
·         Confecção de crachás;
·         Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
·         Cartaz das regras de convivência;
·         Pseudoleitura das regras de convivência.
·         Chamada viva;
·         Passeio pela escola para conhecer;
·         Pintura, recortes e colagens;
·         Desenho livre;
·         Traçados, alinhavos e modelagem;
·         Músicas – exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal);
·         Historinhas.
·         Apresentação do mosquito Aedes Aegypti confeccionado com sucata.
·         Produção de cartazes coletivos sobre Aedes Aegypti.
·         Confecção de máscaras, “mosquitinhos” de sucata, bandeirinhas “abaixo a dengue” “abaixo a ZIKA”!
CULMINÂNCIA: exposição de trabalhos no mercado Popular 11/03/16.
AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

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