PROJETO ALIMENTAÇÃO PROJETO: Alimentação ESCOLA: EMEI VOVÓ JURA TURMA: Pré-A PROFESSORA: Aline Pires Couto e Natiele Bones PERÍODO: 31 de março a 29 de abril de 2016. OBJETIVO GERAL: Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, e a sua contribuição para uma formação de hábitos saudáveis favorecendo o crescimento e prevenindo uma série de doenças na fase adulta. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: · Desenvolver as linguagens oral e escrita; · Enriquecer e ampliar o vocabulário; · Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla; · Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito por uma alimentação saudável; · Oportunizar a criatividade, imaginação; · Desenvolver o hábito de ouvir com atenção; · Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio; · Permitir a livre expressão; · Estimular o gosto pela música e ritmo; · Desenvolver e ter noção de quantidades; · Ter noção de conjuntos; · Identificar os alimentos; · Identificar as preferências alimentar dos alunos; · Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos; · Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde; · Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos. · Identificar as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde · Reconhecer o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento. · Conhecer e refletir sobre a história dos índios; · Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas; · Conhecer a importância da valorização de um livro como instrumento de conhecimento e prazer; · Visitar a Busoteca; · Ter Habilidades como agilidade, rapidez de resposta a estímulos, entre outros; · Reconhecer as partes e funções de seu corpo e de seu próximo · Realizar movimentos independentes e agrupados, do simples ao complexo · Definir sua dominância lateral; · Orientar-se no espaço, em direção, localização e tempo; · Estruturar-se em movimentos de coordenação geral; · Equilibrar-se em diferentes posições, deslocamentos e postura; · Melhorar seu desempenho. CONTEÚDOS: · Linguagem oral e escrita; · Socialização e integração; · Criatividade, imaginação e dramatização; · Motricidade fina e ampla; · Expressão corporal; · Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido; · Esquema corporal, orientação temporal, aspectos cognitivos - Jogos motores; · Historinhas; · Música e ritmo; · Noção e visualização de números e quantidades; · Noção de conjuntos; · Dias da semana; · Tipos de alimentos; · Alimentos doces e salgados; · Culinárias. Data comemorativa: Dia do Livro Infantil (18/04); Dia do Índio (19/04); METODOLOGIA: · Conversa informal e questionamento oral sobre o assunto utilizando fichas ilustradas e outros materiais; · Músicas dramatizadas relacionadas com o assunto; · Contos das histórias com: Ø A LAGARTINHA COMILONA (07/04): Varal da história, Painel dos dias da semana, construindo a historinha da Lagarta Comilona, questionamentos sobre números e quantidades. Ø A SOPA DOS DEZ INDIOZINHOS (21/04): legumes e verduras (em EVA) para contar a história, panela e colher de pau, atividade de colorir. Ø SANDUICHE DA MARICOTA (14/04): fantoches da história com os personagens, montagem do sanduiche da Dona Maricota, montagens e degustação de sanduiches, atividades em folhas. Ø A GALINHA RUIVA (28/04): livro da história, culinária na cozinha com a Tia Nina – Pão da Galinha Ruiva, atividades com folhas. Ø O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA (01/04): ler a história, explorar os alimentos presentes na história de forma lúdica e significativa. · História em sequência; · Salada de frutas; · Bolos e pão; · Sobremesas – brigadeiro com leite em pó e gelatina com maçã; · Fondue de frutas; · Batidas e suco; · Livro de receitas; · Busoteca – biblioteca móvel / ônibus. · Painel da cesta das hortaliças; · Painel da sopa (Palavra Cantada); · Brincadeiras de sentir, degustar e descobrir as frutas com os olhos vendados; · Confecção do Colar de massas; · Móbile da Galinha ruiva; · Confecção do porta ovos; · Painel Índios; · Músicas variadas- “MEU LANCHINHO”, “SOPA”, “COMER, COMER”; · Bufe do sanduiche da Maricota; · Culinária – fazendo o pão da Galinha Ruiva; · Jogos e brincadeiras motores –esquema corporal, orientação temporal, aspectos cognitivos. CULMINÂNCIA: encerramento dia 29 de abril com o painel da Pirâmide dos Alimentos que será exposto no Refeitório da Escola. AVALIAÇÃO: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

PROJETO ALIMENTAÇÃO


PROJETO: Alimentação

ESCOLA: EMEI VOVÓ JURA

TURMA: Pré-A

PROFESSORA: Aline Pires Couto e Natiele Bones 

PERÍODO:  31 de março a 29 de abril de 2016.

 
OBJETIVO GERAL: Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, e a sua contribuição para uma formação de hábitos saudáveis favorecendo o crescimento e prevenindo uma série de doenças na fase adulta. 

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver as linguagens oral e escrita;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;

·         Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito por uma alimentação saudável;

·         Oportunizar a criatividade, imaginação;

·         Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

·         Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;

·         Permitir a livre expressão;

·         Estimular o gosto pela música e ritmo;

·         Desenvolver e ter noção de quantidades;

·         Ter noção de conjuntos;

·         Identificar os alimentos;

·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;

·         Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

·         Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

·         Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

·         Identificar as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde

·         Reconhecer o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento.

·         Conhecer e refletir sobre a história dos índios;

·         Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;

·         Conhecer a importância da valorização de um livro como instrumento de conhecimento e prazer;

·         Visitar a Busoteca;

·         Ter Habilidades como agilidade, rapidez de resposta a estímulos, entre outros;

·         Reconhecer as partes e funções de seu corpo e de seu próximo

·         Realizar movimentos independentes e agrupados, do simples ao complexo

·         Definir sua dominância lateral;

·         Orientar-se no espaço, em direção, localização e tempo;

·         Estruturar-se em movimentos de coordenação geral;

·         Equilibrar-se em diferentes posições, deslocamentos e postura;

·         Melhorar seu desempenho.

 
CONTEÚDOS:       

·         Linguagem oral e escrita;

·         Socialização e integração;

·         Criatividade, imaginação e dramatização;

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressão corporal;

·         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

·         Esquema corporal, orientação temporal, aspectos cognitivos - Jogos motores;

·         Historinhas;

·         Música e ritmo;

·         Noção e visualização de números e quantidades;

·         Noção de conjuntos;

·         Dias da semana;

·         Tipos de alimentos;

·         Alimentos doces e salgados;

·         Culinárias.

 Data comemorativa: Dia do Livro Infantil (18/04);
                                    Dia do Índio (19/04);

 METODOLOGIA:

·         Conversa informal e questionamento oral sobre o assunto utilizando fichas ilustradas e outros materiais;

·         Músicas dramatizadas relacionadas com o assunto;

·         Contos das histórias com:

Ø  A LAGARTINHA COMILONA (07/04): Varal da história, Painel dos dias da semana, construindo a historinha da Lagarta Comilona, questionamentos sobre números e quantidades.

Ø  A SOPA DOS DEZ INDIOZINHOS (21/04): legumes e verduras (em EVA) para contar a história, panela e colher de pau, atividade de colorir.

Ø  SANDUICHE DA MARICOTA (14/04): fantoches da história com os personagens, montagem do sanduiche da Dona Maricota, montagens e degustação de sanduiches, atividades em folhas. 

Ø  A GALINHA RUIVA (28/04): livro da história, culinária na cozinha com a Tia Nina – Pão da Galinha Ruiva, atividades com folhas.

Ø  O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA (01/04): ler a história, explorar os alimentos presentes na história de forma lúdica e significativa.
 

·         História em sequência;

·         Salada de frutas;

·         Bolos e pão;

·         Sobremesas – brigadeiro com leite em pó e gelatina com maçã;

·         Fondue de frutas;

·         Batidas e suco;

·         Livro de receitas;

·         Busoteca – biblioteca móvel / ônibus.

·         Painel da cesta das hortaliças;

·         Painel da sopa (Palavra Cantada);

·         Brincadeiras de sentir, degustar e descobrir as frutas com os olhos vendados;

·         Confecção do Colar de massas;

·         Móbile da Galinha ruiva;

·         Confecção do porta ovos;

·         Painel Índios;

·         Músicas variadas- “MEU LANCHINHO”, “SOPA”, “COMER, COMER”;

·         Bufe do sanduiche da Maricota;

·         Culinária – fazendo o pão da Galinha Ruiva;

·         Jogos e brincadeiras motores –esquema corporal, orientação temporal, aspectos cognitivos.

CULMINÂNCIA: encerramento dia 29 de abril com o painel da Pirâmide dos Alimentos que será exposto no Refeitório da Escola.

 

AVALIAÇÃO: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

PROJETO ALIMENTAÇÃO


PROJETO: Alimentação

ESCOLA: EMEI VOVÓ JURA

TURMA: Pré-A

PROFESSORA: Aline Pires Couto e Natiele Bones 

PERÍODO:  31 de março a 29 de abril de 2016.

 
OBJETIVO GERAL: Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, e a sua contribuição para uma formação de hábitos saudáveis favorecendo o crescimento e prevenindo uma série de doenças na fase adulta. 

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver as linguagens oral e escrita;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;

·         Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito por uma alimentação saudável;

·         Oportunizar a criatividade, imaginação;

·         Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

·         Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;

·         Permitir a livre expressão;

·         Estimular o gosto pela música e ritmo;

·         Desenvolver e ter noção de quantidades;

·         Ter noção de conjuntos;

·         Identificar os alimentos;

·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;

·         Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

·         Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

·         Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

·         Identificar as frutas, legumes, raízes e a importância destes para a saúde

·         Reconhecer o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento.

·         Conhecer e refletir sobre a história dos índios;

·         Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;

·         Conhecer a importância da valorização de um livro como instrumento de conhecimento e prazer;

·         Visitar a Busoteca;

·         Ter Habilidades como agilidade, rapidez de resposta a estímulos, entre outros;

·         Reconhecer as partes e funções de seu corpo e de seu próximo

·         Realizar movimentos independentes e agrupados, do simples ao complexo

·         Definir sua dominância lateral;

·         Orientar-se no espaço, em direção, localização e tempo;

·         Estruturar-se em movimentos de coordenação geral;

·         Equilibrar-se em diferentes posições, deslocamentos e postura;

·         Melhorar seu desempenho.

 
CONTEÚDOS:       

·         Linguagem oral e escrita;

·         Socialização e integração;

·         Criatividade, imaginação e dramatização;

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressão corporal;

·         Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

·         Esquema corporal, orientação temporal, aspectos cognitivos - Jogos motores;

·         Historinhas;

·         Música e ritmo;

·         Noção e visualização de números e quantidades;

·         Noção de conjuntos;

·         Dias da semana;

·         Tipos de alimentos;

·         Alimentos doces e salgados;

·         Culinárias.

 Data comemorativa: Dia do Livro Infantil (18/04);
                                    Dia do Índio (19/04);

 METODOLOGIA:

·         Conversa informal e questionamento oral sobre o assunto utilizando fichas ilustradas e outros materiais;

·         Músicas dramatizadas relacionadas com o assunto;

·         Contos das histórias com:

Ø  A LAGARTINHA COMILONA (07/04): Varal da história, Painel dos dias da semana, construindo a historinha da Lagarta Comilona, questionamentos sobre números e quantidades.

Ø  A SOPA DOS DEZ INDIOZINHOS (21/04): legumes e verduras (em EVA) para contar a história, panela e colher de pau, atividade de colorir.

Ø  SANDUICHE DA MARICOTA (14/04): fantoches da história com os personagens, montagem do sanduiche da Dona Maricota, montagens e degustação de sanduiches, atividades em folhas. 

Ø  A GALINHA RUIVA (28/04): livro da história, culinária na cozinha com a Tia Nina – Pão da Galinha Ruiva, atividades com folhas.

Ø  O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA (01/04): ler a história, explorar os alimentos presentes na história de forma lúdica e significativa.
 

·         História em sequência;

·         Salada de frutas;

·         Bolos e pão;

·         Sobremesas – brigadeiro com leite em pó e gelatina com maçã;

·         Fondue de frutas;

·         Batidas e suco;

·         Livro de receitas;

·         Busoteca – biblioteca móvel / ônibus.

·         Painel da cesta das hortaliças;

·         Painel da sopa (Palavra Cantada);

·         Brincadeiras de sentir, degustar e descobrir as frutas com os olhos vendados;

·         Confecção do Colar de massas;

·         Móbile da Galinha ruiva;

·         Confecção do porta ovos;

·         Painel Índios;

·         Músicas variadas- “MEU LANCHINHO”, “SOPA”, “COMER, COMER”;

·         Bufe do sanduiche da Maricota;

·         Culinária – fazendo o pão da Galinha Ruiva;

·         Jogos e brincadeiras motores –esquema corporal, orientação temporal, aspectos cognitivos.

CULMINÂNCIA: encerramento dia 29 de abril com o painel da Pirâmide dos Alimentos que será exposto no Refeitório da Escola.

 

AVALIAÇÃO: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

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