PRÁTICA DE LEITURA - TURMA 4º ANO.


A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos damos conta.

Sendo a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da cultura.
 Educadores que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo pela leitura, conhecem as características do processo de leitura, selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras interpretações de uma determinada obra.
Quando se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.

Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.

ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.


OBJETIVOS:

ESSA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.

PROCEDIMENTOS: 

BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)

PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)

A ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.

A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.

A ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA PROPOSTA.
O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.


A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobe diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos no contato com um livro, enfim em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não nos damos conta.

Sendo a escola a instituição moderna encarregada de transmitir a cultura às novas gerações é nela que as expressões “aprender a ler” e “ler para aprender” ganham o seu significado primeiro, para posteriormente alcançar um dos objetivos básicos que é o de formar o leitor crítico da cultura.
 Educadores que são verdadeiros modelos de leitores isto é, demonstram entusiasmo pela leitura, conhecem as características do processo de leitura, selecionam texto significativos para os alunos e são abertos a outras interpretações de uma determinada obra.
Quando se fala em leitura na escola é preciso considerar as situações oferecidas no âmbito escolar para que ela se desenvolva; os materiais oferecidos, o tempo disponível para tal ação; o clima motivador do ambiente e as atividades desenvolvidas a partir do texto lido.
(Trechos do Artigo prática de leitura)
Marcilene Muniz Monteiro Conceição
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e professora da rede publica estadual de Mato Grosso.

Sirlene Coelho de Lima Brito
Pedagoga e Especialista em Inclusão Social no Espaço Escolar e professora da rede publica do estado de Mato Grosso.

ATIVIDADES DO DIA DO LIVRO REALIZADA PELOS MEUS ALUNOS UTILIZANDO O DICIONÁRIO CALDAS AULETE.


OBJETIVOS:

ESSA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR A LEITURA ATRAVÉS DO DESPERTAR DA CURIOSIDADE DOS PERSONAGENS CRIADOS POR MONTEIRO LOBATO.

PROCEDIMENTOS: 

BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO (VIDA E OBRAS DO AUTOR)

PESQUISA NO DICIONÁRIO SOBRE OS PERSONAGENS CRIADOS PELO AUTOR ( LEITURA E ESCRITA)

A ATIVIDADE DE LEITURA FOI FEITA EM DUPLA, ONDE CADA ALUNO FEZ A LEITURA DE CADA PERSONAGEM PARA O SEU COLEGA, APÓS A LEITURA TODOS ELES CRIARAM UMA LISTA DAS CARACTERÍSTICAS DE TODOS OS PERSONAGENS.

A AULA FOI MUITO PROVEITOSA, UNIMOS A LEITURA, A ESCRITA DE UMA FORMA PRAZEROSA.

A ESCOLHA DA DUPLA FOI ATRAVÉS DOS NÍVEIS, UM ALUNO QUE ESTÁ MAIS AVANÇADO NA LEITURA JUNTO COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADES NA LEITURA, E ASSIM UM PODERIA INCENTIVAR AO OUTRO E ATÉ MESMO AJUDAR NA LEITURA PROPOSTA.
O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUE ELES NÃO NOTARAM O QUANTO ELES ESTAVAM PROGREDINDO COM AQUELA ATIVIDADE, POIS ELES DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE, POIS SE TRATAVA DE PERSONAGENS QUE JÁ CONHECIAM DE DESENHOS E MATARAM SUAS CURIOSIDADES ATRAVÉS DA LEITURA E DA LISTAGEM DE SUAS CARACTERÍSTICAS (ESCRITA).
DEPOIS CADA DUPLA FALOU SOBRE O SEU PERSONAGEM PREFERIDO E SOCIALIZOU COM A TURMA TODA.

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