ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO 3º ANO - FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Considerada a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas, aliterações, sílabas e fonemas.

Atividades para alfabetização, formação de palavras
Alfabetização e consciência fonológica:

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. 

A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras. 

 Níveis da consciência fonológica: 

 ➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido); 
 ➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas); 
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra); 
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas); 
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra). 

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).

As atividades educativas, atividades tarefas de casa bem como, formação de palavras atividades são excelentes auxiliares no processo de alfabetização das crianças.Elas são um estímulo, para que as crianças entrem em contato com o mundo do saber de uma forma muito especial.
Formar palavras a partir de sílabas tem o objetivo de: 

- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; 
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; 
- Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras; 
- Desenvolver o raciocínio; 
- Aperfeiçoar o vocabulário.

De acordo com a BNCC, esta atividade tem como objeto de conhecimento, a construção do sistema alfabético e da ortografia. 

Sua habilidade é: 

-EF01LP08: relacionar elementos sonoros(sílabas, fonemas , partes de palavras) com sua representação escrita.
São atividades educativas para vocês professores alfabetizadores, que procuram atividades diferentes, que possam facilitar a aprendizagem dos seus alunos.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.

3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras



Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras
                  Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Considerada a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas, aliterações, sílabas e fonemas.

Atividades para alfabetização, formação de palavras
Alfabetização e consciência fonológica:

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. 

A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras. 

 Níveis da consciência fonológica: 

 ➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido); 
 ➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas); 
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra); 
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas); 
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra). 

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).

As atividades educativas, atividades tarefas de casa bem como, formação de palavras atividades são excelentes auxiliares no processo de alfabetização das crianças.Elas são um estímulo, para que as crianças entrem em contato com o mundo do saber de uma forma muito especial.
Formar palavras a partir de sílabas tem o objetivo de: 

- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; 
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; 
- Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras; 
- Desenvolver o raciocínio; 
- Aperfeiçoar o vocabulário.

De acordo com a BNCC, esta atividade tem como objeto de conhecimento, a construção do sistema alfabético e da ortografia. 

Sua habilidade é: 

-EF01LP08: relacionar elementos sonoros(sílabas, fonemas , partes de palavras) com sua representação escrita.
São atividades educativas para vocês professores alfabetizadores, que procuram atividades diferentes, que possam facilitar a aprendizagem dos seus alunos.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.

3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras



Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras               Atividades para alfabetização, formação de palavras

Atividades para alfabetização, formação de palavras              Atividades para alfabetização, formação de palavras
                  Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário