As fichas ou cartelas ilustradas têm inúmeras aplicações. Com elas, o
professor pode trabalhar a linguagem e a pronúncia das palavras de forma
interessante e lúdica. Estas atividades podem auxiliar alunos com
dislalia, gagueira, assim como incentivar uma pronúncia correta,
enriquecer o vocabulário da turma, a imaginação, criatividade etc.
Abaixo, algumas sugestões de atividades com as fichas ilustradas:
- Sentados em círculo, o professor mostra uma ficha e pede que
pronunciem o nome do desenho mostrado. Numa conversa informal, incentiva
a pronúncia correta, sem intimidar quem errou, apenas repetindo da
forma certa a pronúncia.
- Sentados em círculo, fichas ilustradas embaralhadas no centro, o
professor pede que cada um retire uma carta e não mostre aos colegas. Em
seguida, um a um, devem fazer a mímica dos desenhos ou ilustrações que
pegaram e os demais tentarão adivinhar. Ou seja, sem perceber, a criança
estará pronunciando vários nomes e palavras, na tentativa da
adivinhação. O professor deve ficar atento e incentivar a pronúncia
correta dos nomes;
- Sentados em círculo, cada um apanha uma carta. Uma criança começará
uma história a partir da carta que pegou e os demais devem continuar a
história, sempre incluindo o nome do desenho ou ilustração que está em
seu poder. Por exemplo: Augusto pega a carta de um cachorro: "Era uma
vez um cachorro". se Augusto pronunciar "tachorro", deve ser incentivado
a pronunciar novamente, sem no entando, desejar resultados imediatos. É
preciso ir com paciência para não causar constrangimento e apelidos.
Paulo dará continuidade: "Era uma vez um cachorro e ele encontrou um
gatinho...". Assim sucessivamente, cada qual deve acrescentar algum novo
fato à história, até que tenham um final. Em classes cuja faixa etária
permita, pode ser feito o registro do texto por parte dos alunos.
As fichas ou cartelas ilustradas têm inúmeras aplicações. Com elas, o
professor pode trabalhar a linguagem e a pronúncia das palavras de forma
interessante e lúdica. Estas atividades podem auxiliar alunos com
dislalia, gagueira, assim como incentivar uma pronúncia correta,
enriquecer o vocabulário da turma, a imaginação, criatividade etc.
Abaixo, algumas sugestões de atividades com as fichas ilustradas:
- Sentados em círculo, o professor mostra uma ficha e pede que
pronunciem o nome do desenho mostrado. Numa conversa informal, incentiva
a pronúncia correta, sem intimidar quem errou, apenas repetindo da
forma certa a pronúncia.
- Sentados em círculo, fichas ilustradas embaralhadas no centro, o
professor pede que cada um retire uma carta e não mostre aos colegas. Em
seguida, um a um, devem fazer a mímica dos desenhos ou ilustrações que
pegaram e os demais tentarão adivinhar. Ou seja, sem perceber, a criança
estará pronunciando vários nomes e palavras, na tentativa da
adivinhação. O professor deve ficar atento e incentivar a pronúncia
correta dos nomes;
- Sentados em círculo, cada um apanha uma carta. Uma criança começará
uma história a partir da carta que pegou e os demais devem continuar a
história, sempre incluindo o nome do desenho ou ilustração que está em
seu poder. Por exemplo: Augusto pega a carta de um cachorro: "Era uma
vez um cachorro". se Augusto pronunciar "tachorro", deve ser incentivado
a pronunciar novamente, sem no entando, desejar resultados imediatos. É
preciso ir com paciência para não causar constrangimento e apelidos.
Paulo dará continuidade: "Era uma vez um cachorro e ele encontrou um
gatinho...". Assim sucessivamente, cada qual deve acrescentar algum novo
fato à história, até que tenham um final. Em classes cuja faixa etária
permita, pode ser feito o registro do texto por parte dos alunos.
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