Além
de ser bom para colocar em sala, pode ser utilizado para a criação de
situações lúdicas nas classes de alfabetização. Por exemplo, os pezinhos
impressos podem ser forrados com papel contact transparente e dispostos
no chão. Cada aluno pode ser convocado a formar palavras, pisando nos
pezinhos mais próximos um do outro (não vale tirar os dois pés do chão!)
e assim, vai pisando letra por letra: b-a-l-a, t-o-m-a, c-a-i, etc.
Sempre seguindo com passinhos sobre as letras. Vence a equipe que
conseguir formar o maior número de palavras!!
2.
Para trabalhar esquema corporal com a turminha, disponha os pezinhos no
chão . Vocês podem fazer isso no compasso de uma música! Um a um os
aluninhos irão seguindo os passinhos e dizendo as letras do alfabeto em
voz alta.
3.
Utilizar os pezinhos para que formem o próprio nome. Cada aluno recebe o
pezinho com a inicial de seu nome. Em seguida, um dos alunos irá à
frente e escolherá os amigos dos quais precisa para formar seu nome. Por
exemplo, se ele se chama Tiago, precisará da Tatiana que deve estar com
o T, do Igor que deve estar com o I, da Aline, com o A, do Gabriel com o
G e da Onilda com o O. No caso de não haver nenhum aluno com alguma
letra, não fale!! Deixe que o aluno à frente pense, reflita, que a turma
ajude e juntos cheguem a conclusão de que falta uma letra no nome
dele!! E somente então, forneça a letra que eles disserem que falta.
4.
No chão, cada aluninho forma seu nome com os pezinhos e é convidado a
andar sobre ele, observando as letrinhas que o compõe. É uma maneira
diferente de fazer com que visualizem as letras do nome sem cópias ou
atividades tradicionais. Pode ser ao som de música!!
Boa
Sorte!! Se inventar mais brincadeiras com o alfabeto dos pezinhos,
envie para nós! Outros professores podem gostar de fazer com sua
turminha! Elizabeth.
Além
de ser bom para colocar em sala, pode ser utilizado para a criação de
situações lúdicas nas classes de alfabetização. Por exemplo, os pezinhos
impressos podem ser forrados com papel contact transparente e dispostos
no chão. Cada aluno pode ser convocado a formar palavras, pisando nos
pezinhos mais próximos um do outro (não vale tirar os dois pés do chão!)
e assim, vai pisando letra por letra: b-a-l-a, t-o-m-a, c-a-i, etc.
Sempre seguindo com passinhos sobre as letras. Vence a equipe que
conseguir formar o maior número de palavras!!
2.
Para trabalhar esquema corporal com a turminha, disponha os pezinhos no
chão . Vocês podem fazer isso no compasso de uma música! Um a um os
aluninhos irão seguindo os passinhos e dizendo as letras do alfabeto em
voz alta.
3.
Utilizar os pezinhos para que formem o próprio nome. Cada aluno recebe o
pezinho com a inicial de seu nome. Em seguida, um dos alunos irá à
frente e escolherá os amigos dos quais precisa para formar seu nome. Por
exemplo, se ele se chama Tiago, precisará da Tatiana que deve estar com
o T, do Igor que deve estar com o I, da Aline, com o A, do Gabriel com o
G e da Onilda com o O. No caso de não haver nenhum aluno com alguma
letra, não fale!! Deixe que o aluno à frente pense, reflita, que a turma
ajude e juntos cheguem a conclusão de que falta uma letra no nome
dele!! E somente então, forneça a letra que eles disserem que falta.
4.
No chão, cada aluninho forma seu nome com os pezinhos e é convidado a
andar sobre ele, observando as letrinhas que o compõe. É uma maneira
diferente de fazer com que visualizem as letras do nome sem cópias ou
atividades tradicionais. Pode ser ao som de música!!
Boa
Sorte!! Se inventar mais brincadeiras com o alfabeto dos pezinhos,
envie para nós! Outros professores podem gostar de fazer com sua
turminha! Elizabeth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário