PROJETO AS CORES NO MEU MUNDINHO
Este espaço dedica-se a produções artesanais e pedagógicas com o intuito
de tornar público e de uso comum ideias que deram certo.
INTRODUÇÃO
O nosso mundo é rico em cores e diverso em espécies animais, vegetais,
objetos e instrumentos; estes elementos permeiam também o universo
infantil desde o nascimento por meio da ludicidade, assim a partir do
livro “As cores do mundinho” será realizado um trabalho pedagógico que
por meio de atividades que correlacione tais elementos e as cores
efetive o processo-aprendizagem de ambos os conceitos – elementos que
nos circundam e suas respectivas nomenclaturas e as cores.
JUSTFICATIVA
Visa-se por meio deste projeto ensinar as crianças que as cores estão
presentes nos animais, nos vegetais, nos objetos e nos instrumentos a
fim de que as crianças possam estabelecer relações entre estes elementos
e suas cores fixando seus conceitos, ou seja, tornando-se capazes de
reconhecê-los e discerni-los.
OBJETIVO GERAL
• Promover o conhecimento da nomenclatura das cores, bem como relacioná-las aos elementos que nos circundam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem, e também para a percepção visual;
• Estimular a atenção e a concentração;
• Proporcionar a internalização das características individuais dos animais e das cores.
•
ATIVIDADES
Atividade: Flor – cor rosa (Anexo 1)
Data: ***
Antes da realização da atividade, que consiste em as crianças colorirem
com giz de cera rosa a flor e colar lantejoulas no centro, cantaremos a
música “A florzinha abre com o sol aparecendo, a florzinha fecha quando
está chovendo, abriu, fechou...”. Busca-se por meio desta atividade
desenvolver habilidades de coordenação motora e percepção visual..
Atividade: Sol- cores amarelo e laranja (Anexo 2)
Data: ***
Antes da realização da atividade haverá uma contação de história no
intuito de possibilitar por meio da ilustração do livro e da narrativa
da professora o conhecimento a respeito do astro rei. Busca-se por meio
desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora e
percepção visual utilizando-se tinta guache amarela e barbante laranja
para os raios solares.
Atividade: Nuvem – cor branca (Anexo 3)
Data: ***
A observação do céu introduzirá a atividade para colorir, que será
realizada com tinta guache na cor azul clara e algodão branco. Nesta
atividade busca-se desenvolver percepção visual e sensorial.
Atividade: Borboleta – cor lilás (Anexo 4)
Data: ***
A música “Borboletinha” introduzirá a atividade para colorir que
utilizará tinta guache na cor lilás, lantejoulas na mesma cor e palito
de sorvete. Busca-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade: Barco – cor azul (Anexo 5)
Data: ***
A partir da música “barquinho de papel” será realizada uma atividade
para colorir, nela será utilizada tinta guache na cor azul e barbante
também na cor azul. Busca-se por meio desta atividade desenvolver
habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção
sensorial.
Letra da música:
Se está chovendo, vou colocar
Meu barquinho de papel, pra enxurrada levar (2X)
Não sei pra onde vai
Nem quando vai parar
Talvez pare ali
Talvez chegue ao mar
Atividade: Caule de árvore – cor marrom (Anexo 6)
Data: ***
Antes da realização da atividade será contextualizado as crianças que o
caule pode ser verde ou marrom em diversas nuances e também leva-las
para observar uma árvore. Para a realização desta atividade será
utilizada tinta guache na cor marrom, fita dupla face e pedaços de
“casca de árvore”. Busca-se por meio desta atividade desenvolver
habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial
e observação exploratória do espaço externo.
Atividade: Folha – cor verde (Anexo 7)
Data: ***
Esta atividade terá como introdução a música a observação do espaço
externo a sala de aula (parquinho), sendo utilizado tinta guache na cor
verde e lantejoulas na mesma cor, folhas de árvores na cor verde e fita
dupla face. Busca-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora percepção sensorial e observação exploratória do
espaço externo.
Atividade: Noite – cor preta (Anexo 8)
Data: ***
A partir da música “Boa noite” (Palavra Cantada) será realizada uma
atividade para colorir, nela será utilizada tinta guache na cor preta e
elementos como estrelas e lua em papel laminado na prateado para
decorar. Busca-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora, percepção visual, percepção auditiva e percepção
sensorial.
METODOLOGIA
O presente projeto se efetiva por meio de atividades de pintura,
colagem, contato com materiais diversos, contação de histórias, músicas e
gestos, que possibilitam a identificação de cores e animais, e também
de formas e tamanhos. A efetivação das atividades acontece após a
explicação das professoras, desta maneira os alunos são auxiliados
sempre que necessário.
AVALIAÇÃO
Será realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em
consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por
meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
Fonte: http://paineldeideiasdajo.blogspot.com.br/2013/05/projeto-as-cores-no-meu-mundinho.html?m=1
PROJETO AS CORES NO MEU MUNDINHO
Este espaço dedica-se a produções artesanais e pedagógicas com o intuito
de tornar público e de uso comum ideias que deram certo.
INTRODUÇÃO
O nosso mundo é rico em cores e diverso em espécies animais, vegetais,
objetos e instrumentos; estes elementos permeiam também o universo
infantil desde o nascimento por meio da ludicidade, assim a partir do
livro “As cores do mundinho” será realizado um trabalho pedagógico que
por meio de atividades que correlacione tais elementos e as cores
efetive o processo-aprendizagem de ambos os conceitos – elementos que
nos circundam e suas respectivas nomenclaturas e as cores.
JUSTFICATIVA
Visa-se por meio deste projeto ensinar as crianças que as cores estão
presentes nos animais, nos vegetais, nos objetos e nos instrumentos a
fim de que as crianças possam estabelecer relações entre estes elementos
e suas cores fixando seus conceitos, ou seja, tornando-se capazes de
reconhecê-los e discerni-los.
OBJETIVO GERAL
• Promover o conhecimento da nomenclatura das cores, bem como relacioná-las aos elementos que nos circundam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem, e também para a percepção visual;
• Estimular a atenção e a concentração;
• Proporcionar a internalização das características individuais dos animais e das cores.
•
ATIVIDADES
Atividade: Flor – cor rosa (Anexo 1)
Data: ***
Antes da realização da atividade, que consiste em as crianças colorirem
com giz de cera rosa a flor e colar lantejoulas no centro, cantaremos a
música “A florzinha abre com o sol aparecendo, a florzinha fecha quando
está chovendo, abriu, fechou...”. Busca-se por meio desta atividade
desenvolver habilidades de coordenação motora e percepção visual..
Atividade: Sol- cores amarelo e laranja (Anexo 2)
Data: ***
Antes da realização da atividade haverá uma contação de história no
intuito de possibilitar por meio da ilustração do livro e da narrativa
da professora o conhecimento a respeito do astro rei. Busca-se por meio
desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora e
percepção visual utilizando-se tinta guache amarela e barbante laranja
para os raios solares.
Atividade: Nuvem – cor branca (Anexo 3)
Data: ***
A observação do céu introduzirá a atividade para colorir, que será
realizada com tinta guache na cor azul clara e algodão branco. Nesta
atividade busca-se desenvolver percepção visual e sensorial.
Atividade: Borboleta – cor lilás (Anexo 4)
Data: ***
A música “Borboletinha” introduzirá a atividade para colorir que
utilizará tinta guache na cor lilás, lantejoulas na mesma cor e palito
de sorvete. Busca-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
Atividade: Barco – cor azul (Anexo 5)
Data: ***
A partir da música “barquinho de papel” será realizada uma atividade
para colorir, nela será utilizada tinta guache na cor azul e barbante
também na cor azul. Busca-se por meio desta atividade desenvolver
habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção
sensorial.
Letra da música:
Se está chovendo, vou colocar
Meu barquinho de papel, pra enxurrada levar (2X)
Não sei pra onde vai
Nem quando vai parar
Talvez pare ali
Talvez chegue ao mar
Atividade: Caule de árvore – cor marrom (Anexo 6)
Data: ***
Antes da realização da atividade será contextualizado as crianças que o
caule pode ser verde ou marrom em diversas nuances e também leva-las
para observar uma árvore. Para a realização desta atividade será
utilizada tinta guache na cor marrom, fita dupla face e pedaços de
“casca de árvore”. Busca-se por meio desta atividade desenvolver
habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial
e observação exploratória do espaço externo.
Atividade: Folha – cor verde (Anexo 7)
Data: ***
Esta atividade terá como introdução a música a observação do espaço
externo a sala de aula (parquinho), sendo utilizado tinta guache na cor
verde e lantejoulas na mesma cor, folhas de árvores na cor verde e fita
dupla face. Busca-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora percepção sensorial e observação exploratória do
espaço externo.
Atividade: Noite – cor preta (Anexo 8)
Data: ***
A partir da música “Boa noite” (Palavra Cantada) será realizada uma
atividade para colorir, nela será utilizada tinta guache na cor preta e
elementos como estrelas e lua em papel laminado na prateado para
decorar. Busca-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora, percepção visual, percepção auditiva e percepção
sensorial.
METODOLOGIA
O presente projeto se efetiva por meio de atividades de pintura,
colagem, contato com materiais diversos, contação de histórias, músicas e
gestos, que possibilitam a identificação de cores e animais, e também
de formas e tamanhos. A efetivação das atividades acontece após a
explicação das professoras, desta maneira os alunos são auxiliados
sempre que necessário.
AVALIAÇÃO
Será realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em
consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por
meio de sua participação na aula e na realização das atividades.
Fonte: http://paineldeideiasdajo.blogspot.com.br/2013/05/projeto-as-cores-no-meu-mundinho.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário