ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ - REESCREVER A HISTÓRIA
Reescrever a história
“Era uma vez um gato xadrez” através
de quadros de tangram.
Objetivos:
a)
Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela traz,
trabalhar a leitura e escrita e, utilizando o tangram, refazer a
história.
b) Trabalhar a leitura, a escrita, valores e arte.
c) Montar um livrinho de história.
Era uma vez um gato xadrez
Bia Villela
Material:
cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, giz de cera, lápis de cor,
canetinhas hidrográficas, cola branca, olhos móveis, tesoura e régua.
Modo de fazer:
a) Faça um quadrado de cada cor com o papel Ecocores 21 cores na medida 10x10cm. Recorte em sete partes (Tangram).
b)
Crie um gato com cada tangram. Cole-o sobre um retângulo de papel
Ecocores 21 cores (escolha uma cor que tenha contraste com a cor do
gato).
c) Faça acabamentos com giz de cera, lápis de cor ou canetinhas hidrográficas. Cole os olhos móveis.
d) Escreva o verso relativo ao gato que foi montado em cada quadro.
e)
Corte a cartolina ao meio (horizontal). Cole várias partes (meias
cartolinas) para fazer uma grande (base do livrinho sanfonado).
f) Cole os quadros com os gatos para montar a história. Dobre como uma sanfona para que o “livro” fique sanfonado.
Conteúdos
trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, divisão de figura
geométrica, composição, ângulos, sobreposição, contraste e equilíbrio.
Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem
Possibilidades de trabalho:
- Peça aos alunos que leiam o livrinho “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela.
-
Converse sobre as cores dos gatos, sobre as rimas da história, sobre
os sentimentos e atitudes que a trama mostra e a leveza apresentada
pela autora na apresentação de cada gato.
- Observem os traços utilizados pela autora no decorrer da história.
- Fale sobre o Tangram (quadrado que dividido em 7 partes possibilita criar inúmeras figuras, inclusive gatos).
- Ensine seus alunos a fazerem um tangram. Recortadas as partes, peça que montem um gato que você propuser.
-
Diga para cada criança que crie o seu gato em uma posição diferente
daquela que aprenderam inicialmente. A cabeça é sempre o quadrado, os
dois triângulos menores são as orelhas. As outras peças servirão para
montar o corpo, patas e rabo.
- Se forem alunos do Ensino Fundamental I, peça que criem versos diferentes daqueles que a história apresenta.
- Com todos os trabalhos prontos, monte um livro sanfonado com versos inéditos e gatos feitos com tangram de todas as cores.
-
Sente com os alunos e peça que relatem o que aprenderam durante a
atividade desde a leitura inicial do livro até a montagem do livro
sanfonado.
- Sugira que leiam outros livros dessa autora.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa@uol.com.br
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ - REESCREVER A HISTÓRIA
Reescrever a história
“Era uma vez um gato xadrez” através
de quadros de tangram.
Objetivos:
a)
Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela traz,
trabalhar a leitura e escrita e, utilizando o tangram, refazer a
história.
b) Trabalhar a leitura, a escrita, valores e arte.
c) Montar um livrinho de história.
Era uma vez um gato xadrez
Bia Villela
Material:
cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, giz de cera, lápis de cor,
canetinhas hidrográficas, cola branca, olhos móveis, tesoura e régua.
Modo de fazer:
a) Faça um quadrado de cada cor com o papel Ecocores 21 cores na medida 10x10cm. Recorte em sete partes (Tangram).
b)
Crie um gato com cada tangram. Cole-o sobre um retângulo de papel
Ecocores 21 cores (escolha uma cor que tenha contraste com a cor do
gato).
c) Faça acabamentos com giz de cera, lápis de cor ou canetinhas hidrográficas. Cole os olhos móveis.
d) Escreva o verso relativo ao gato que foi montado em cada quadro.
e)
Corte a cartolina ao meio (horizontal). Cole várias partes (meias
cartolinas) para fazer uma grande (base do livrinho sanfonado).
f) Cole os quadros com os gatos para montar a história. Dobre como uma sanfona para que o “livro” fique sanfonado.
Conteúdos
trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, divisão de figura
geométrica, composição, ângulos, sobreposição, contraste e equilíbrio.
Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem
Possibilidades de trabalho:
- Peça aos alunos que leiam o livrinho “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela.
-
Converse sobre as cores dos gatos, sobre as rimas da história, sobre
os sentimentos e atitudes que a trama mostra e a leveza apresentada
pela autora na apresentação de cada gato.
- Observem os traços utilizados pela autora no decorrer da história.
- Fale sobre o Tangram (quadrado que dividido em 7 partes possibilita criar inúmeras figuras, inclusive gatos).
- Ensine seus alunos a fazerem um tangram. Recortadas as partes, peça que montem um gato que você propuser.
-
Diga para cada criança que crie o seu gato em uma posição diferente
daquela que aprenderam inicialmente. A cabeça é sempre o quadrado, os
dois triângulos menores são as orelhas. As outras peças servirão para
montar o corpo, patas e rabo.
- Se forem alunos do Ensino Fundamental I, peça que criem versos diferentes daqueles que a história apresenta.
- Com todos os trabalhos prontos, monte um livro sanfonado com versos inéditos e gatos feitos com tangram de todas as cores.
-
Sente com os alunos e peça que relatem o que aprenderam durante a
atividade desde a leitura inicial do livro até a montagem do livro
sanfonado.
- Sugira que leiam outros livros dessa autora.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário