cubo
(dado), paralelepípedo (caixa de sapatos), cilindro (lata de óleo),
cone (casquinha de sorvete), esfera (bola) e pirâmide (torre de igreja).
Em seguida deverá relacionar as formas das figuras com as de objetos familiares ou com o próprio material do aluno.
Sugerimos
montar com a classe uma exposição de objetos trazidos pelas crianças
que lembrem as formas dos sólidos, como: caixas pequenas de formas
variadas, latas, esferas, funis, chapéu de aniversário, potes, frascos,
etc.
Levar a turma à percepção das formas das bases dos sólidos, se apoiando em tampas das caixas (retângulos, quadrados, etc).
Usar peças do material dourado, para trabalhar a complementação dos sólidos como cubo e paralelepípedo, usando apenas cubinhos.
Ao introduzir Geometria, o professor poderá se apoiar em objetos que tem a forma dos sólidos geométricos conhecidos tais como:
cubo
(dado), paralelepípedo (caixa de sapatos), cilindro (lata de óleo),
cone (casquinha de sorvete), esfera (bola) e pirâmide (torre de igreja).
Em seguida deverá relacionar as formas das figuras com as de objetos familiares ou com o próprio material do aluno.
Sugerimos
montar com a classe uma exposição de objetos trazidos pelas crianças
que lembrem as formas dos sólidos, como: caixas pequenas de formas
variadas, latas, esferas, funis, chapéu de aniversário, potes, frascos,
etc.
Levar a turma à percepção das formas das bases dos sólidos, se apoiando em tampas das caixas (retângulos, quadrados, etc).
Usar peças do material dourado, para trabalhar a complementação dos sólidos como cubo e paralelepípedo, usando apenas cubinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário